top of page

PERFIS FAKES

REDES SOCIAIS

Uma série de reportagens sobre a criação de múltiplas versões virtuais de nós mesmos

perfisfakes_

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

EXISTE UM JOGO

DE TABULEIRO INTITULADO

EU SOU

PRIMEIRA PARTE

PERFIS FAKES

SEGUNDA PARTE

OS BRASILEIROS,

A INTERNET E O FAKE 

TERCEIRA PARTE

MOTIVAÇÕES

QUARTA PARTE

CATFISH

QUINTA PARTE

PROTEJA-SE

1-vida-dupla.png
5-Como-sobreviver.png
2.3-notf-perigosa.png
4.2-Lado-positivo.png

EXISTE UM JOGO DE TABULEIRO INTITULADO "EU SOU"

Como o próprio nome sugere, o objetivo do passatempo é saber, por meio de indicações, que personagem você aleatoriamente tirou e deve assumir as características. As opções são muitas e sem a indicação dos outros participantes é quase impossível adivinhar de quem se está falando.

 

Como todo jogo infantil, existe uma lição por trás está sendo apresentada, a grande dúvida do “quem sou” nos leva a refletir sobre nós mesmos e os outros dentro de um grupo social com ene possibilidades. Que relação um passatempo como esse tem com perfis fakes?

Nossa personalidade pode assumir múltiplas faces na internet. Se no mundo real, o espaço físico, as barreiras sociais e econômicas, além de outros aspectos da nossa vivência, nos limita, no ambiente virtual essas  bloqueios podem ser transpostos. 

 

Seja demonstrando em nossos perfis online um estado constante de felicidade, que para qualquer ser humano é insustentável, ou assumindo características que não são nossas em uma conta falsa, recriar nossa vivência por meio da narração de uma realidade alternativa tornou-se uma escolha simples e acessível com a popularização da internet.

Ele criou várias perfis fakes para me perseguir nas redes sociais.
IMG_3323_edited.jpg

A estudante de Jornalismo Mickhaela, 20, não fazia ideia que expor em seu Twitter uma conta de um rapaz no Tinder levaria a uma perseguição em suas redes sociais.

RELATOS

Tenho medo do que podem fazer com a minha imagem.
IMG_1483_edited.jpg

Este ano, a estudante universitária Joyce Kauana,18, teve a sua imagem usada em quatro contas falsas diferentes. Sem a possibilidade de manter contato com o(s) criador(es) dos perfis, visto que era sempre bloqueada, Joyce pediu para que todas as pessoas que seguiam o seu Instagram os denunciassem. Contudo, o problema não chegou ao fim.

Criei Helena para fazer uma experiência social sobre atração estética.
yogas-design-rPzEQ7tTRr8-unsplash.jpg

Paulo Andrade*, 25 anos, não sentiu remorso ao utilizar as fotos de uma desconhecida em seu perfil no Tinder. O rapaz tinha um interesse: descobrir quantos matchs uma mulher jovem e atraente receberia nesse aplicativo de namoro.

Fiz muitos amigos no universo do jogo com perfis fakes. E nossa amizade permanece. 
Screenshot_20191017-033727_2_edited.jpg

Durante oito anos, de 2011 até 2019, a estudante de fisioterapia Suellen Freitas, 22, participou de comunidades onlines que têm como finalidade a interação entre perfis fakes de personagens. A experiência imersiva que vivenciou durante esse período, com criações de narrativas ficcionais e interações com outros participantes, influencia a sua vida até os dias de hoje.

 Pra mim, o mundo fake foi meio que uma válvula de escape para uma vida que eu queria levar, mas não levava.
40877336_479392825873642_675202114862972

 Gabrielle Bardini, Bárbara, Caroline 

e Magnólia. Diversos perfis com apenas um ponto em comum: Lenize. Ao longo de 11 anos, Lenize Oliveira fingiu viver várias vidas. ON, interpretava garotas descoladas e com vida social intensa. OFF, se sentia sozinha e retraída. Ela encontrou no mundo virtual uma possibilidade de ser quem sempre quis.

Esse Raul queria parecer verdadeiro e se as pessoas descobrissem o meu perfil virtual elas iriam 
ligar os pontos. 
Gustavo.jpg

Gustavo Silva Araújo, 23, já foi confundido algumas vezes na redes sociais. Infelizmente, não de um modo positivo. Garotas desconhecidas chegaram a mandar mensagens o acusando de ser uma pessoa da qual o rapaz nunca chegou a conhecer, mas que era idêntico a ele: Raul. O que Gustavo não sabia até 2017 era que, na verdade, "Raul" estava bem mais próximo do que imaginava. 

EXPEDIENTE

Esta série de reportagens foi realizada como parte do projeto experimental “Perfis Fakes e Redes Sociais” para conclusão do curso de Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no segundo semestre de 2019. Sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Veloso.

TEXTOS: Maria Clara Carneiro

FOTOS E VÍDEOS: Maria Clara Carneiro

DIAGRAMAÇÃO: Maria Clara Carneiro

ILUSTRAÇÕES: Ryan Yves

© 2019 Por Perfis Fakes e Redes Sociais. Universidade Federal de Pernambuco.
bottom of page