Uma investigação sobre o que podemos ser no mundo virtual

PERFIS FAKES
& REDES SOCIAIS
Uma série de reportagens sobre a criação de múltiplas versões virtuais de nós mesmos
perfisfakes_
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
EXISTE UM JOGO
DE TABULEIRO INTITULADO
EU SOU
PRIMEIRA PARTE
SEGUNDA PARTE
TERCEIRA PARTE
QUARTA PARTE
QUINTA PARTE




A estudante de Jornalismo Mickhaela, 20, não fazia ideia que expor em seu Twitter uma conta de um rapaz no Tinder levaria a uma perseguição em suas redes sociais.
RELATOS
Este ano, a estudante universitária Joyce Kauana,18, teve a sua imagem usada em quatro contas falsas diferentes. Sem a possibilidade de manter contato com o(s) criador(es) dos perfis, visto que era sempre bloqueada, Joyce pediu para que todas as pessoas que seguiam o seu Instagram os denunciassem. Contudo, o problema não chegou ao fim.
Criei Helena para fazer uma experiência social sobre atração estética.

Paulo Andrade*, 25 anos, não sentiu remorso ao utilizar as fotos de uma desconhecida em seu perfil no Tinder. O rapaz tinha um interesse: descobrir quantos matchs uma mulher jovem e atraente receberia nesse aplicativo de namoro.
Fiz muitos amigos no universo do jogo com perfis fakes. E nossa amizade permanece.

Durante oito anos, de 2011 até 2019, a estudante de fisioterapia Suellen Freitas, 22, participou de comunidades onlines que têm como finalidade a interação entre perfis fakes de personagens. A experiência imersiva que vivenciou durante esse período, com criações de narrativas ficcionais e interações com outros participantes, influencia a sua vida até os dias de hoje.
Pra mim, o mundo fake foi meio que uma válvula de escape para uma vida que eu queria levar, mas não levava.

Gabrielle Bardini, Bárbara, Caroline
e Magnólia. Diversos perfis com apenas um ponto em comum: Lenize. Ao longo de 11 anos, Lenize Oliveira fingiu viver várias vidas. ON, interpretava garotas descoladas e com vida social intensa. OFF, se sentia sozinha e retraída. Ela encontrou no mundo virtual uma possibilidade de ser quem sempre quis.
Esse Raul queria parecer verdadeiro e se as pessoas descobrissem o meu perfil virtual elas iriam
ligar os pontos.

Gustavo Silva Araújo, 23, já foi confundido algumas vezes na redes sociais. Infelizmente, não de um modo positivo. Garotas desconhecidas chegaram a mandar mensagens o acusando de ser uma pessoa da qual o rapaz nunca chegou a conhecer, mas que era idêntico a ele: Raul. O que Gustavo não sabia até 2017 era que, na verdade, "Raul" estava bem mais próximo do que imaginava.

EXPEDIENTE
Esta série de reportagens foi realizada como parte do projeto experimental “Perfis Fakes e Redes Sociais” para conclusão do curso de Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no segundo semestre de 2019. Sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Veloso.
TEXTOS: Maria Clara Carneiro
FOTOS E VÍDEOS: Maria Clara Carneiro
DIAGRAMAÇÃO: Maria Clara Carneiro
ILUSTRAÇÕES: Ryan Yves